11122021
A barriga baixa na gravidez é mais comum durante o terceiro trimestre, como consequência do aumento do tamanho do bebê. Na maior parte dos casos, a barriga baixa durante a gravidez é normal e pode estar relacionada com fatores como debilidade dos músculos e ligamentos da barriga, gravidezes anteriores, peso da grávida ou aproximação do momento do parto, por exemplo.
Existem ainda mitos de que o formato da barriga pode ser sinal de que o bebê é um menino ou uma menina, porém, é importante que a grávida saiba que não há qualquer relação entre a altura da barriga e o sexo do bebê.
Porém, se a mulher se sentir preocupada com a forma da sua barriga, deve ir ao ginecologista, para perceber se está tudo bem consigo e com o seu bebê.
Algumas das causas mais comuns da barriga baixa podem ser:
1. Força dos músculos e ligamentos
A barriga baixa na gravidez pode estar relacionada com a força dos músculos e ligamentos que sustentam o útero em crescimento. Algumas mulheres podem ter os músculos da barriga enfraquecidos ou pouco tonificados, fazendo com que, à medida que a barriga vai crescendo, fique mais baixa devido à falta de sustentação.
2. Gravidezes anteriores
Se a mulher já esteve grávida antes, é muito provável que tenha uma barriga baixa numa segunda ou terceira gravidez. Isto acontece porque, durante a gravidez, os músculos e ligamentos ficam mais enfraquecidos, perdendo a força para gravidezes posteriores para segurar o bebê na mesma altura.
3.Aproximação da data do parto
A barriga baixa também pode estar relacionada com a posição do bebê. À medida que a gravidez avança, principalmente nos dias que antecedem o parto, o bebê pode-se mover para baixo, para se encaixar na região pélvica, fazendo com que a barriga fique mais baixa.
4. Posição do bebê
A barriga baixa pode estar relacionada com a posição do bebê, que se pode encontrar na posição lateral.
Além disso, em alguns casos, a barriga baixa pode estar relacionada com o bebê. Uma altura do fundo do útero inferior à normal, pode significar que o bebê não está crescendo normalmente ou que não há líquido suficiente na bolsa de água.
5. Aumento de peso
Algumas grávidas que aumentam muito o peso durante a gravidez, podem notar uma barriga mais baixa que o normal. Além disso, quanto maior for o peso do bebê, maios será a probabilidade da barriga ficar mais baixa.
Comentários
Nenhum comentário
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos